Os programas de fidelidade no Brasil não são nenhuma novidade, como ficará claro no decorrer deste conteúdo. Esse mercado de fidelização está há décadas inserido no país e vem acompanhando as mudanças tecnológicas, comportamentais e econômicas dos brasileiros.
No entanto, é impossível negar que esses programas e meios de fidelizar cliente têm ganhado muitas forças nos últimos anos. Algumas pesquisas mostram como os programas de fidelização estão em ascensão no Brasil.
Neste texto vamos contar um pouco da história dessa estratégia em terras nacionais e também mostramos dados impressionantes sobre os programas e sua aderência pelos brasileiros. Então, continue lendo este conteúdo até o final para não perder nenhuma informação importante!
História dos Programas de fidelidade no Brasil
Foi durante as décadas de 1980 e 1990 que os programas de fidelidade começaram a ter mais visibilidade no Brasil. Dentre as primeiras empresas a abraçarem o conceito de programas de fidelização estão a Varig (1927 – 2006) e a TAM, conhecida hoje como LATAM.
Na época, as iniciativas dos programas eram mais simples, e por se tratarem de empresas de viação, o que elas ofereciam aos clientes era a “troca” de milhas por passagens áreas.
Já nos anos 2000 os programas de fidelidade no Brasil deixaram de ser algo exclusivo para companhias áreas e passaram por uma grande diversificação de mercado. Instituições financeiras, supermercados, lojas de varejo, entre outras, também adotaram os programas.
Foi nesse período que programas de acumulação de pontos começaram a surgir no país. Assim, quanto mais um cliente gastasse em uma loja, ou com um serviço, mais pontos ele acumulava. Quando chegasse a determinado ponto, ganhava uma recompensa.
Os anos 2010 foram marcados pelo avanço tecnológico e pelos celulares comuns dando espaço para os smartphones. Com isso, os programas de fidelização tiveram que se adaptar para o mundo moderno.
Assim, diferentes plataformas e aplicativos se tornaram ferramentas essenciais para programas de fidelidade. Esses softwares facilitam tanto o acúmulo de pontos quanto seu resgate.
Nos últimos anos, as tendências que têm sido mais adotadas são a personalização e a gamificação. Clubes de benefícios personalizados e programas de gamificação ajudam a aumentar o engajamento dos clientes com a marca.
Programas de fidelidade no Brasil em 2024
De acordo com dados divulgados por uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) o mercado de programas de fidelidade no Brasil apresentou uma crescente de 13,6% no primeiro trimestre de 2024!
O mercado de programas de fidelização arrecadou cerca de R$ 5,2 bilhões em faturamento apenas no primeiro trimestre de 2024! O número de brasileiros cadastrados em programas de fidelidade também apresentou significativo aumento, chegando à marca de 319,4 milhões de clientes.
Segundo o diretor executivo da ABEMF, esse aumento se dá devido à valorização crescente dos consumidores pelos benefícios oferecidos nesses programas. No primeiro trimestre de 2024, cerca de 191,8 bilhões de pontos e milhas foram trocados por passagem aérea (79,6%), produtos e serviços derivados (20,4%).
A pesquisa ainda mostra dados de pontos que foram acumulados e não usados até o início do segundo trimestre de 2024. Esse acúmulo chegou em 219,1 bilhões, representando 10,7% maior do que no mesmo período do ano de 2023.
Dados gerais sobre programas de fidelidade no Brasil
No final de 2023 a ABEMF divulgou dados de uma pesquisa sobre os programas de fidelidade no Brasil até aquele ano. 2.317 pessoas foram ouvidas durante o mês de agosto de 2023 para a realização da pesquisa. Os resultados dessa pesquisa são:
- Dentre os entrevistados, 80,9% participam de algum programa de fidelização;
- Desses 80,9%, 53,6% participam de até três programas;
- Cashback (33%), obter cupons de desconto (31,5%) e somar pontos (31,4%) são as ações de fidelização mais aprovadas pelos entrevistados;
- 83,2% acreditam que os programas melhoraram suas experiências de compra;
- 64,1% acreditam que os benefícios desses programas são tanto para as marcas quanto para os consumidores.
A pesquisa ainda mostrou quais são as recompensas que mais chamam a atenção dos consumidores. Sendo elas: descontos exclusivos (45,9%), frete grátis para todas as compras (41,1%), produtos ou serviços de marcas parceiras grátis ou com desconto (25,8%), entrega mais rápida (24,5%), ofertas personalizadas (22,4%) e brindes da marca (20,7%).
Programas de fidelidade Treesfy
Sabendo a ascensão dos programas de fidelidade no Brasil, a ótima resposta dos consumidores e dos pontos positivos que essa estratégia oferece, você não vai querer ficar de fora, certo?
Contar com clubes de vantagens e programas de fidelização são ótimas maneiras de manter seu negócio relevante no mercado. Além de fidelizar clientes, conquistar novos clientes torna-se uma tarefa mais fácil.
Por isso, indicamos a Treesfy! Essa é a melhor plataforma de afiliados com bonificações em níveis para empresas! Converse com um de nossos especialistas e saiba como implantar essa estratégia no seu negócio.