Apesar de nos últimos anos estar em alta falar de cashback, essa modalidade de fidelização de clientes é um tanto recente no Brasil. Nos Estados Unidos da América (EUA), o cashback é usado desde o final da década de 1990, mais precisamente desde 1998. No entanto, essa prática só chegou ao Brasil quase dez anos depois, em 2007.
Conforme o comportamento do consumidor foi mudando, e cada vez mais pessoas passaram a dar preferência para as compras online e o e-commerce, a prática de oferecer cashback aumentou no país.
Mesmo sendo mais comum atualmente, ainda existem pessoas que não entendem exatamente o que é essa prática. Assim como também tem negócios que não entendem como oferecer esse benefício pode trazer pontos positivos para a marca.
Pensando nisso, elaboramos esse texto. Nele, explicamos o que é a prática de oferecer dinheiro de volta, como isso pode ser benéfico para as lojas e mais! Então, continue lendo este conteúdo até o final para saber como implementar essa prática no seu negócio e como fidelizar clientes.
O que é cashback?
Cashback é uma palavra em inglês que pode ser traduzida, literalmente, como “dinheiro de volta”. Como a própria palavra indica, essa prática consiste em oferecer o dinheiro de volta, ou porcentagem do valor gasto em uma compra.
Na grande maioria das vezes, o retorno do dinheiro para o cliente acontece em forma de crédito para compras futuras. Em alguns casos, pode ocorrer depósito do valor na conta corrente do cliente.
A forma como o cashback é oferecido e implementado pode sofrer variações de uma loja para outra. Algumas lojas possuem uma porcentagem fixa, já outras, oferecem porcentagem diferentes, que variam de acordo com o valor que o cliente gasta em cada compra.
Para que os clientes consigam ter acesso a essa recompensa, algumas lojas exigem que o cartão da empresa seja feito, outras pedem que os clientes se cadastrem em alguma plataforma, entre outros.
Vantagens de oferecer o cashback
Além de ser benéfica para o cliente, visto que de uma forma ou de outra, este estará economizando em compras futuras, o cashback também é muito benéfico para lojas que oferecem essa recompensa.
Segundo dados divulgados pelo Mercado & Consumo de uma pesquisa realizada pelo Izio&Co, quando comparado com clientes que não usam o benefício da recompensa, clientes que o usam apresentam uma frequência de compras de 60 a 120% a mais!
Ou seja, quando uma empresa oferece essa recompensa, as pessoas tendem a comprar muito mais naquela mesma loja.
Nos tópicos abaixo, separamos mais vantagens em oferecer essa recompensa para os clientes. Confira!
Fidelização de clientes
Além de serem muito atrativos, pela promessa de receber certa quantia do valor gasto na compra de volta, o cashback também é uma excelente ferramenta de retenção e fidelização de clientes.
Oferecer essa recompensa ajuda na construção de uma relação duradoura e de confiança entre a loja e o cliente. Isso ocorre porque o cliente se sente valorizado. E, também, porque a recompensa estimula compras frequentes.
Estimula a compra
Como mencionado no tópico acima, esse benefício estimula os clientes a comprarem mais e com maior frequência. Ao saberem que sempre que realizam uma compra, ou quanto mais compram, mais retorno de dinheiro terão, os clientes ficam mais interessados em consumir os produtos daquele lugar.
Maior coleta de dados
Hoje em dia, saber coletar e analisar dados é essencial para qualquer tipo de negócio que deseja aumentar suas vendas. Isso porque, é através desses dados que as empresas conseguem elaborar estratégias de marketing e de vendas que resultem em conversões.
E, com o cashback, as lojas conseguem coletar ainda mais dados. Visto que na maioria dos casos, é preciso fazer um cadastro para recuperar o benefício. Além disso, dessa forma é mais fácil compreender o comportamento de compras de cada cliente.
Maior ticket médio
Com o estímulo de comprar mais e de forma mais frequente, os clientes também fazem com que o ticket médio das lojas aumente.
Destaque no mercado
Quanto mais benefícios e condições especiais uma loja oferece para seus clientes, mais diferente dos concorrentes ela se torna. Assim, cada vez mais pessoas se interessam por esses benefícios e escolhem essa loja para realizarem suas compras.
Como usar o cashback para a fidelização de cliente
De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, atualmente o cashback tem sido uma das principais formas de fidelizar clientes. No entanto, para que isso seja possível, é preciso saber implementar esse tipo de recompensa no negócio.
O primeiro ponto é ter em mente que esse benefício não é uma promoção. Ele realmente funciona como uma espécie de reembolso. E, por isso, é fundamental que o programa seja sólido. Caso contrário, muitos prejuízos e dores de cabeça podem surgir.
Conhecer a fundo os clientes e criar uma relação concreta com eles também auxilia na implementação do cashback. Apesar dessa ser uma ferramenta de fidelização, já ter certa proximidade com o público ajuda a fazer os clientes adotarem o benefício.
E claro, divulgar o sistema de recompensa também é fundamental.
Fidelização e cashback com Treesfy
Para ter mais tranquilidade na hora de implementar o cashback no seu negócio, e também passar mais confiança para os clientes, o recomendado é contar com uma plataforma específica para esse tipo de serviço.
Com a Treesfy é possível criar um clube com cashback e ainda aproveitar diversos outros recursos que a plataforma de afiliados oferece! Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre essa poderosa e completa plataforma!